Quando vi esta foto pela 1ª vez, no pré-vestibula, recebi a informação que o abutre estava esperando a menina morrer para come-la e, ao se preocupar apenas registrar isso, o fotografo havia suicidado. O professor, que me deixou chocada com essa informação, disse que havia uma seqüência de fotos que iria até o abutre se alimentando da criança – nunca encontrei as outras fotos. Passei semana pensando como alguém podia ver uma coisa daquela e se preocupar apenas com um clique perfeito, porque não poderia negar a beleza da foto, com prêmios que poderiam vir.
Entretanto, hoje descobri que essa foto que me deixou dias encucada, era uma foto manipulada. A foto foi registrada em um campo de refugiados ,ao lado da criança havia um hospital, a mãe dela estava perto e o abutre estava esperando, mas era por migalhas de comida que a UNO distribuía para a população local. O fotografo ganhou muitos prêmios por esse clique, porém não compareceu na entrega de nenhum. No lugar dele também não iria, o que diria: “Minha foto ficou perfeita, mas ela não passa de uma montagem de cenário”. O fotografo realmente suicidou, porém não foi pela foto.
Com isso observei a foto com outros olhos. Temos que entender: imagem não é uma linguagem universal, sua significação muda sociolculturalmente.Sei que há muitas fotos denunciando as misérias do mundo, porém deve-se observar o contexto em que elas foram registradas para, assim poder decodificar e entender o que elas dizem.
ps. a imagem esta ruim, porém não me esforcei para encontrar uma melhor.